Orar
    Porque orar?" Quando o Filho do homem vier, encontrará fé sobre a terra?" (Lc 18,8). Fé e oração estão intimamente unidas. Se é verdade que para orar é preciso crer, também para crer é necessário orar. A oração perseverante é expressão e alimento da fé em Deus. O dirigir-se a Deus explicitamente é ato de fé nele, como pessoa sempre presente e distinta de qualquer outra realidade. (Missal Dominical, Paulus)
    Em Lc 11,1 temos a seguinte passagem: "Senhor, ensina-nos a rezar". Este foi o pedido de um dos discípulos de Jesus para que lhe ensinasse a rezar, então Jesus ensinou-lhe o PAI NOSSO.
Cada um tem seu modo de rezar: uns gritam e esbravejam como Jó na Bíblia; outros balbuciam; outros levantam os braços em direção a Deus; outros se recolhem em si mesmos, no silêncio, etc. (ORAÇÕES DO POVO DE DEUS, Vozes)
    Santo Afonso, conhecido como Doutor da Oração, foi um homem que muito orou. Em média ele dedicava oito horas diárias de oração. Todo cristão tem a necessidade absoluta de pedir a Deus a salvação e de como o devemos fazer. Santo Afonso recomendava que todos fizessem pelo menos uma hora de oração diária, além de freqüentes e rápidas preces nas diversas oportunidades do dia. A graça de orar é dada normalmente a todos e, mediante a oração, todos podem obter de Deus os outros auxílios necessários para a salvação. Reze no seu quarto, reze na igreja, reze no carro enquanto dirige, reze o terço, reze sempre!
    Sem a oração, segundo a providência ordinária de Deus, serão inúteis todas as meditações, todos os propósitos e todas as promessas. Deus não concede senão a quem reza e reza com perseverança. A oração consiste propriamente na elevação da alma a Deus.
    "Todo aquele que pede, recebe; todo o que busca, acha" (Lc 11,10). Santo Afonso dizia que a graça da oração é concedida a todos; Ele quer a salvação de todos e Ele ama os que nele confiam.
    Algumas regras básicas que funcionam Resumimos a seguir alguns procedimentos recomendados para a prática do ofício da oração, individual ou em grupo, que funcionam muito bem: