Make your own free website on Tripod.com
Os Mandamentos
 
    O Povo de Deus, guiado por ELE e por Moisés, chegou à Cordilheira do Sinai. Ali, Deus mostrou um caminho para o povo seguir.  
    Aquele povo facilmente se esquecia do Deus Verdadeiro e era inclinado à idolatria, sobretudo quando abatido pelo cansaço da caminhada, pela sede, fome e desânimo. O Senhor Deus traçou um caminho, para o povo, dando-lhe os 10 mandamentos, uma regra para viver bem.
    Você sabe que, onde há um grupo de pessoas, são necessários regras, normas, leis, caso contrário, vira tudo bagunça. Isto acontece em casa, no Colégio, na Catequese, etc. Nos 10 Mandamenots, temos um caminho para sermos felizes e fazermos o outro feliz. Nos 10 Mandamentos está encerrada a vontade de Deus sobre nós: ELE nos quer filhos e irmãos. Deus colocou os Mandamentos no coração de cada homem e por eles podemos sentir quando fazemos o bem ou o mal. Eles nos levam a um diálodo e ao encontro com Deus e com os irmãos:
 
1º  -  Amar a Deus sobre todas as coisas
 
2º  -  Não tomar Seu santo Nome em vão
 
3º  -  Guardar os Domingos e dias de festas
 
4º  -   Honrar pai e mãe
 
5º  -  Não matar  
 
6º  -  Não pecar contra a castidade
 
7º  -  Não furtar
 
8º  -  Não levantar falso testemunho
 
9º  -  Não desejar a mulher do próximo
 
10º - Não cobiçar as coisas alheias  
 
    Este é o caminho que Deus nos deu é para que nele saibamos andar e firmes permanecermos, mesmo que a prática dos Mandamentos nem sempre seja fácil.
A Explicação para os mandamentos:
 
1º) Nos diz que devemos amar muito a Deus. Se nós reconhecemos que todo o bem vem dele, tudo o que há de bom e de belo no mundo e em nós vem de Deus, então não é difícil de amá-lo. Ele é bom e amável.
 
2º) Quer dizer que devemos respeitar o nome de Deus. Você gosta que falem seu nome em gozação? Pois é se devemos falar o nome das pessoas com respeito porque  elas não gostam que se brinque com seu nome, muito mais o Nome Santo de DEUS deve ser respeitado.
 
3º) Quer dizer que devemos ir à Missa. O dia do Senhor é o domingo. Santificar esse dia significa aprovietá-lo para louvar a Deus, agradecer -lhe por tudo o que Ele nos dá, fazer oração descansar e sobretudo, fazer o bem e não cometer pecados no dia do Senhor.
 
4º) Geralmente os pais querem o bem dos filhos e procuram dar-lhes o melhor. Por isso merecem respeito. Pode acontecer que um pai e uma mãe não sejam como deviam ser. Mesmo assim merecem respeito e atenção dos filhos.
 
5º)-  Isto é respeitar sua vida e a dos outros. Não pôr em perigo a sua vida nem a vida dos outros. Deve-se cuidar bem da saúde. A vida é o maior presente de Deus, assim, ninguém tem o direito de tirar sua própria vida ou a dos outros. Pode-se matar também por palavras que prejudicam a vida e a honra dos outros.
 
6º) Não abusar do sexo. Isto é, é preciso respeitar o corpo que é Templo de Deus, Deus mora em nós.
 
7º e 10º) Estes dois mandamentos se completam. ë preciso respeitar o que é dos outros e ficar contente com o que se tem, ou então, trabalhar para melhorar.  Assim como a gente quer que respeitem o que é da gente é preciso respeitar o que é dos outros. A inveja é um sentimento muito feio.
 
8º) Falar sempre a verdade e o bem. Nunca devemos mentir porque a mentira nos rebaixa. Os outros não confiam em quem mente. Pior ainda é quando falamos mal dos outros sem saber se é verdade. É melhor falar o bem ou calar.
 
9º) Respeitar a família. É muito importante respeitar a família dos outros, os maridos e as esposas.  o divórcio separa as famílias. Quem tem pais separados deve rezar e ser bom, pois Deus não se esquece de nós. “Ainda que a mãe esquecesse seu filho, eu não me esquecerei dele ” Isaias 49.